Extravio de bagagem: um pesadelo em meio à viagem
Os passageiros possuem direitos garantidos por lei, tanto no âmbito nacional quanto internacional.
Anúncios
O extravio de bagagem é uma situação que gera frustração e transtornos para os passageiros. Em um contexto de crescente movimentação aeroportuária, a perda ou o atraso na entrega de malas se torna uma questão relevante e recorrente.
Assim, este problema impacta não apenas os viajantes, que enfrentam inconvenientes, mas também afeta a imagem e a reputação das companhias aéreas. Nesse sentido, você sabe como resolver esse tipo de problema? Vem com a gente e saiba tudo.
Causas comuns
O extravio de bagagem ocorre quando as malas despachadas pelos passageiros não chegam ao destino final junto com eles. Certamente, este problema pode ter diversas causas. Assim, a seguir, mostramos as mais comuns. Confira!
Anúncios
1. Erros no manuseio
Um dos erros mais comuns que contribuem para o extravio de bagagem é o manuseio incorreto pelas equipes de aeroporto. Certamente, esse erro ocorre de várias maneiras e afeta significativamente a eficiência no transporte de malas.
Primeiramente, erros humanos são um fator importante. Assim, funcionários responsáveis pelo carregamento e descarregamento das bagagens podem cometer enganos ao colocar as malas no compartimento errado ou ao não seguir os procedimentos corretos de transferência.
Anúncios
2. Problemas de conexão entre voos
Durante as conexões, a transferência inadequada das bagagens é um erro comum que pode levar ao extravio. Em rotas com escalas, as malas dos passageiros precisam ser transferidas de um avião para outro rapidamente para garantir que cheguem ao destino final junto com seus proprietários.
No entanto, em muitos casos, o tempo entre os voos é limitado, o que aumenta a pressão sobre as equipes de solo responsáveis pela transferência das bagagens. Desse modo, uma das principais razões para a transferência inadequada é o curto tempo de conexão.
3. Falhas tecnológicas
A tecnologia inadequada ou obsoleta tem papel significativo nos erros que levam ao extravio de bagagem. Em muitos casos, os sistemas de gerenciamento de bagagens utilizados pelos aeroportos não estão atualizados para lidar com o volume crescente de passageiros e bagagens.
Desse modo, esses sistemas podem ser antiquados, baseados em tecnologias legadas que não oferecem o nível de eficiência e precisão necessário para garantir o transporte adequado das malas.
4. Etiquetas de bagagem ilegíveis ou danificadas
No mais, outro aspecto que contribui para o extravio de bagagem são os problemas nas etiquetas de bagagem. Aliás, as etiquetas são fundamentais na identificação e no rastreamento das malas, mas quando estão danificadas ou ilegíveis, podem levar a uma série de complicações durante o processo de transporte.
Em muitos casos, as etiquetas de bagagem são danificadas durante o manuseio nos aeroportos ou durante o transporte entre os voos. Além disso, as mal colocadas podem dificultar ainda mais o processo de identificação e rastreamento.
Como resolver?
O primeiro passo é dirigir-se imediatamente ao balcão da companhia aérea responsável pelo voo e relatar o problema. Nesse momento, é importante fornecer o máximo de informações possível sobre a bagagem perdida, incluindo características físicas, conteúdo e detalhes de contato atualizados.
Então, a companhia aérea abrirá um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Que nada mais é do que um documento oficial usado para acompanhar o processo de busca e recuperação da bagagem perdida.
Enquanto o RIB estiver em andamento, mantenha contato regular com a companhia aérea para obter atualizações sobre o progresso da busca. Inclusive, muitas delas oferecem sistemas de rastreamento online que permitem monitorar o status de suas bagagens em tempo real.
Além disso, é importante manter todos os recibos e documentos relacionados à viagem. Dado que esses podem ser necessários para processar reclamações de compensação ou reembolso. Se a bagagem não for encontrada dentro de um período razoável de tempo, o passageiro pode ter direito a compensação financeira.
Dicas para passageiros
Antes de embarcar em uma viagem de avião, há várias medidas que os passageiros podem tomar para reduzir o risco de perder a bagagem. Sendo assim, aqui estão algumas dicas importantes para você não correr o risco de ter a bagagem extraviada.
1. Etiquetagem correta das malas
Ao etiquetar suas malas, certifique-se de incluir seu nome completo, endereço residencial e número de telefone atualizado. Afinal, isso permite que as companhias aéreas e os funcionários do aeroporto entrem em contato com você imediatamente caso sua bagagem seja encontrada.
Além disso, é uma boa ideia incluir informações sobre seu destino final, especialmente se estiver viajando para um local diferente do seu endereço residencial. Sem dúvidas, isso pode facilitar o retorno da sua bagagem, caso ela seja extraviada em trânsito.
2. Uso de malas com características distintivas
Uma opção é usar fitas coloridas ou laços brilhantes que se destaquem entre as demais malas. Sendo assim, escolha cores vibrantes ou padrões chamativos que sejam facilmente visíveis à distância, a fim de tornar a identificação rápida.
Aliás, outra ideia é adicionar distintivos exclusivos à sua mala. Ou seja, chaveiros, adesivos ou etiquetas personalizadas que tornem sua mala única. Não esqueça de optar por distintivos que sejam duráveis e fáceis de identificar visualmente.
Prontinho! Agora você já sabe as causas comuns, o que fazer em caso de extravio de bagagem e algumas dicas para que não aconteça com você. Para não esquecer nenhum objeto antes da viagem, veja o checklist perfeito para sua mala. Até a próxima!