Milhas aéreas: o guia completo de como viajar acumulando milhas!

Guia Completo: como viajar com milhas aéreas

Confira o que são milhas aéreas e como juntar milhas para economizar nas suas viagens!

Anúncios

milhas aéreas
Fonte: Freepik

Você sabia que viajar com milhas aéreas é uma das formas mais inteligentes e econômicas de conhecer o mundo? Tem até pessoas que conseguem viagens “de graça” ao trocar milhas por passagens! E talvez você até tenha milhas e pontos acumulados e não sabe.

Se você quer entender como as milhas funcionam e como tirar o máximo proveito delas, está no lugar certo. Neste guia completo, vamos explicar o que são as milhas aéreas, como funciona o sistema de acúmulo, onde e como juntar milhas, o que diferencia milhas e pontos, e dicas essenciais para você que quer viajar com milhas e economizar nas suas viagens!

O que são milhas aéreas?

Antes de tudo, vamos entender o que são as famosas milhas aéreas. Elas nada mais são do que uma espécie de moeda de recompensa oferecida por companhias aéreas e programas de fidelidade.

Anúncios

Quando você participa de um desses programas, cada vez que viaja com a companhia aérea ou utiliza serviços de seus parceiros, você acumula milhas. E você trocar essas milhas por outras passagens, upgrades de classe, hospedagem, aluguel de carros, além de produtos e serviços diversos. Basicamente, são uma maneira de premiar a lealdade dos clientes.

Como funciona um programa de milhas aéreas?

O funcionamento varia de companhia e do programa de fidelidade escolhido. Mas, explicando de forma geral, cada vez que você voa com uma companhia aérea participante ou usa serviços de parceiros, você vai acumulando milhas.

Anúncios

A quantidade de milhas que você ganha depende de vários fatores, incluindo a distância percorrida, o tipo de bilhete adquirido (econômico, executivo, primeira classe) e seu status no programa de fidelidade. Por exemplo, um voo de 1.000 milhas na classe econômica pode render 1.000 milhas, contudo, se você estiver na classe executiva ou na primeira classe, pode ganhar um bônus adicional, aumentando o total de milhas acumuladas.

Além disso, membros com status mais elevado nos programas de fidelidade, como prata, ouro ou diamante, frequentemente ganham bônus adicionais, aumentando ainda mais o número de milhas acumuladas por voo.

Qual a diferença entre milhas e pontos?

E os pontos, têm diferença? Embora frequentemente usados como sinônimos, as milhas e pontos podem ter diferenças dependendo do programa que você participa. As “Milhas” geralmente se referem à distância percorrida em voos e são mais comuns em programas de companhias aéreas. Já os “pontos” podem ser acumulados através de diversas atividades, incluindo compras com cartões de crédito, estadias em hotéis e outros serviços de parceiros.

A conversão entre milhas e pontos varia conforme o programa. Em alguns casos, 1 ponto pode equivaler a 1 milha, mas em outros, a conversão pode ser diferente. Por isso é tão importante entender os detalhes específicos de cada programa para assim, maximizar o valor dos seus pontos e milhas.

Como acumular milhas?

Existem diversas maneiras de juntar milhas e pontos. Não é à toa que, quando uma pessoa aprende mais sobre o assunto, dizemos que ela entrou para o “mundo das milhas“, já que é um universo à parte. Mas juntar milhas e pontos pode ser mais fácil do que você imagina, confira a seguir as principais formas:

1. Acumular milhas viajando de avião

A maneira mais tradicional e direta de juntar milhas é viajando com companhias aéreas que participam do seu programa de fidelidade. Assim, quanto mais viagens você realizar, mais milhas você vai acumulando. É importante sempre informar seu número de fidelidade ao reservar voos ou ao fazer check-in.

As principais companhias aéreas no Brasil, como a GOL, Azul e Latam possuem programas de fidelidade. Mas também é possível acumular pontos ou milhas voando com diversas companhias do mundo todo, como, por exemplo, a Delta, AirFrance, Emirates, Qatar, British e muitas outras.

2. Acumular milhas usando o cartão de crédito

A maneira mais simples de juntar pontos e milhas é usando o cartão de crédito, afinal, a maioria das pessoas utiliza algum cartão para realizar compras. E muitos bancos oferecem cartões de crédito que acumulam pontos a cada compra que você realiza.

Estes cartões oferecem um ponto por uma quantidade de dinheiro gasto, mas podem oferecer mais pontos em categorias específicas como passagens, restaurantes e compras em mercados. Alguns cartões também oferecem bônus de inscrição, que podem adicionar milhares de pontos ao seu saldo após gastar um valor específico nos primeiros meses.

3. Acumular milhas comprando em sites parceiros

Essa maneira é uma ótima oportunidade para juntar pontos rapidamente. Quando você precisa comprar um móvel, eletrodoméstico, smartphone ou qualquer outro produto, e realiza a compra em um site parceiro, você pode receber milhares de pontos, dependendo do valor do produto.

Diversos programas de fidelidade possuem parcerias com grandes sites de compras, que oferecem boas condições, como, por exemplo, a cada real gasto você ganha 5 pontou ou até mais. E, frequentemente, surgem algumas promoções para acumular muito mais pontos em alguma loja parceira. Por isso, é interessante ficar de olho para aproveitar essas oportunidades também.

4. Promoções de transferências

É possível juntar ainda mais milhas e pontos, ao aproveitar as ofertas que o seu cartão oferece para você transferir pontos do cartão para os programas de fidelidade. Nessas promoções é possível transformar 10 mil pontos em 20 mil pontos, por exemplo. Então, também fique atento para aproveitar essas oportunidades!

Dicas extras para juntar milhas e pontos:

Uma dica é avaliar diferentes programas de fidelidade para ver qual oferece os melhores benefícios para suas necessidades. Verifique as parcerias e alianças de companhias aéreas, que podem ampliar suas opções de acúmulo e resgate de milhas.

Além disso, faça proveito das parcerias com hotéis, locadoras de veículos e outros serviços para acumular e usar milhas. E lembre-se, as milhas e pontos expiram se não forem usadas em um determinado período. Então, verifique regularmente seu saldo e datas de validade para evitar perder milhas. Muitos programas oferecem maneiras de estender a expiração das milhas, como realizar uma pequena transação ou utilizar um cartão afiliado.

Viajar com milhas aéreas é uma ótima forma de economizar e tornar suas viagens mais acessíveis. Entendendo como funcionam as milhas, e as melhores formas de como acumulá-las, você estará pronto para tirar proveito máximo dos benefícios desses programas.

Comece a planejar sua próxima aventura agora e conheça o mundo através das vantagens das milhas! E se você ainda não tem o seu passaporte, nesse outro post você confere como tirar o passaporte e tudo o que necessário saber sobre o assunto para estar sempre pronto(a) para a próxima viagem!

Avatar

Patricia Yumi

Publicitária especializada em marketing digital, sou apaixonada pela área de redação, SEO e tudo que envolva criação de conteúdo útil e relevante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo