VOCÊ CONHECE O NORTE DA ARGENTINA? - InfinityWeb | Dicas de viagem, melhores destinos e roteiros

VOCÊ CONHECE O NORTE DA ARGENTINA?

O Norte da Argentina é uma viagem que vai além do turismo convencional. É conhecer uma região que desafia as expectativas e revela as complexidades de sua história, cultura e paisagens impressionantes.

Anúncios

Fonte: Freepik

O Norte da Argentina é uma região repleta de contrastes e belezas naturais, marcada por uma rica herança cultural e histórica. Esta área, que abrange as províncias de Jujuy, Salta, Tucumán, Catamarca, La Rioja, e Santiago del Estero, oferece aos visitantes uma tapeçaria viva de paisagens que vão desde vastas planícies e montanhas coloridas até vales férteis e desertos áridos.

Além da natureza, o Norte da Argentina é um epicentro de cultura. Festivais como a Fiesta Nacional de la Pachamama em Jujuy, que celebra a Mãe Terra com cerimônias indígenas tradicionais, ilustram a profunda conexão das comunidades locais com suas raízes e tradições. Este é um lugar onde o passado colonial e a herança indígena se entrelaçam, criando uma rica tapeçaria cultural refletida na música, na dança, na arte e na culinária.

SOBRE O NORTE

É uma região de alta altitude – chega até 4 mil metros do mar – que abriga sítios arqueológicos, o segundo maior deserto de sal do mundo, montanhas coloridas, cactos gigantes e muito mais. O norte também é a área mais católica do pais, contendo muitas igrejas históricas, e também é a região onde foi declarada a independência da Argentina.
Vem conhecer mais sobre essa região e pegar dicas pra sua próxima viagem!

Anúncios

AS PROVINCIAS

Começando por Salta mais conhecida como “La Linda”, é cheia de arquiteturas históricas como a Catedral Basílica de Salta e o Museu de Arqueologia de Alta Montanha, mas mesmo com sua arquitetura colonial não deixa de ser agitada! Por ser a província mais conhecida da região norte o que não vai faltar são bares bacanas e boa gastronomia. Mas Salta é bem mais que só a cidade, lá você pode visitar Parque Nacional de Los Cardones, que parece cenário de filme com seus cactos gigantes – que chegam até a 3 metros de altura!), e pode conhecer os Andes argentinos em uma viagem inesquecível com o “Tren de las Nubes”

Não tem como falar da Argentina e não pensar em vinho, né? Na Vila de Cafayate os visitantes podem conhecer as vinícolas e participar da degustação dos melhores vinhos da região. A vila também abriga a Garganta del Diablo um desfiladeiro de tirar o folego.

Partindo para Jujuy você encontra paisagens de tirar o folego como as salinas grandes que é o segundo maior deserto de sal da América Latina, as colinas de Purmamarca mais conhecida como a colina das sete cores, que devido a concentração de diferentes minerais formam rochas coloridas, e também temos a Quebrada de Humahuaca um vale declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e que é conhecido por ser a capital arqueológica de Jujuy, na Quebrada de Humahuaca fica localizado o Pucará de Tilcara uma fortaleza pré-incaica.

Catamarca e Tucumán também são famosas por suas arquiteturas religiosas e por ser o local onde foi declarada a independência do país. Para quem curte aventuras, há a opção de subir de teleférico no El Cadillal para ter uma visão privilegiada do Morro Médici, ou viver a experiência ao ar livre de visitar os Valles Calchaquíes, existe ainda a opção de ir na Cidade Sagrada dos Quilmes onde podemos encontrar as casas e ruas dos povo originários, sem contar com as belíssimas trilhas e cachoeiras da região. Quando estiver por lá não esqueça de visitar a Casa Histórica de Tucumán e aprender mais sobre a história do país.

CULTURA INDIGENA

A região norte da Argentina é dominada pela cultura indígena desde a dança até a gastronomia. Além da identidade cultural as comunidades ajudam na preservação da herança de seus ancestrais.

Em Corrientes ocorre o Carnaval que é sempre muito animado e colorido. O carnaval de Corrientes é uma celebração antiga que começou como uma festa de rua e se tornou uma grande festa ligada à cultura do chamamé, um estilo de música e dança típico da região. O chamamé é uma fusão de influências indígenas, africanas e europeias.

Além de os indígenas serem os responsáveis pelo cultivo de grãos e legumes, eles também fazem cerâmica, instrumentos tradicionais, tecelagem e esculturas de madeira que apresentam a rica mitologia e os símbolos sagrados da cultura indígena.

Anúncios

Fonte: Freepik
Fonte: Freepik

Qual é a melhor época do ano para embarcar nessa trip?

A melhor época para embarcar nessa trip é no outono. Entre os meses de março e maio a temperatura costuma ser mais amena, sem risco de chuva e as paisagens se tornam mais belas do que nunca. Ir na primavera – de setembro a dezembro – também é uma ótima opção afinal nada mais belo do que paisagens estonteantes com as flores desabrochando, né?

Para chegar em Salta existem voos diretos partindo de São Paulo para o Aeroporto Internacional Martín Miguel de Güemes (SLA). Ou, então, voos com escala em Buenos Aires. Tanto Salta quanto Jujuy ficam a aproximadamente 1.500 km de distância de Buenos Aires. Na argentina as tomadas são diferentes das nossas, se possível leve um adaptador. Lembre-se sempre de levar dinheiro vivo, mas caso prefira usar cartão fique ciente que os cartões de crédito cobram uma taxa adicional.

Como as estradas entre as cidades são consideradas uma atração, o ideal para circular entra elas é alugando um carro, mas caso prefira há rodoviárias em todas as cidades, a rota entre si dura de 2 a 3 horas, por isso para que possa curtir melhor cada cidade o ideal é ficar pelo menos um dia em cada. Por ser um região de alta altitude, existem grandes chances de se sentir enjoado ou com dor de cabeça, os locais costumam mascar folhas de coca que são fáceis de encontrar e ajudam a aliviar as náuseas.

Se você gostou desse conteúdo, vai adorar sabe o que fazer em Buenos Aires: as mil facetas da cidade do tango. Agora que você já sabe tudo sobre o norte da Argentina, partiu viajar?

Avatar

Taissa Mello

Formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em marketing digital, SEO e copywriter. Minha expertise inclui a criação estratégica de conteúdo de alta qualidade e relevância para as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo