6 maiores autores brasileiros para começar a ler hoje
Pular para o conteúdo

Vozes que ecoam: um panorama dos maiores autores brasileiros

Falar dos maiores autores brasileiros é mergulhar em um mar de vozes e estilos que moldaram a nossa literatura.

Anúncios

maiores autores brasileiros
Fonte: Freepik

Preparado para conhecer alguns dos maiores autores brasileiros? Descobriremos a genialidade de Machado de Assis, a força poética de Drummond, a sensibilidade de Cecília Meireles e a originalidade de Clarice Lispector.

Sem dúvidas, o Brasil é um país de rica cultura e tradição literária, com autores que marcaram a história da literatura universal. Portanto, fique até o final e conheça os maiores autores brasileiros, que merecem espaço na sua estante.

Anúncios

1.  Machado de Assis

Machado de Assis, nascido em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro, foi um escritor afro-brasileiro que se tornou o grande nome da literatura brasileira.

Considerado o fundador do Realismo no país, ele teceu, com maestria e ironia, críticas à sociedade da época, expondo hipocrisias e desmascarando personagens em suas obras memoráveis.

Anúncios

Suas principais obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881. Esta é uma obra inovadora que conta a narrativa de um defunto que, em tom irreverente, faz reflexões a cerca da vida e da morte.

Assim como Dom Casmurro, de 1899. Com certeza, você já ouviu falar na Capitu. Ela é personagem deste romance, que gira em torno da obsessão de Capitu, esposa de Bentinho, e do ciúme doentio que o corrói, levando-o a questionar a fidelidade da amada.

2.  Clarice Lispector

Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia, foi naturalizada brasileira. Assim, foi uma escritora que transformou a cena literária do século XX. Através de uma prosa poética existencialista, mergulhou na subjetividade humana, sendo inqualificável no estilo e na forma.

Nesse sentido, explorou temáticas como a identidade feminina, a incomunicabilidade e a busca pelo sentido da vida. Dessa forma, sua obra, caracterizada por uma escrita original, desafia o leitor e o convida a uma profunda reflexão a propósito da existência.

Suas principais obras são os romances A Paixão segundo G.H., de 1964, e A Hora da Estrela, de 1977. Além dos livros de contos, como Alguns Contos, de 1952, Laços de Família, de 1960, e Felicidade Clandestina, de 1971.

3.  Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa, de 27 de junho de 1908, Minas Gerais, foi um escritor que recriou o sertão brasileiro em sua maior obra Grande Sertão: Veredas, sendo considerada uma referência na literatura universal.

Além disso, sua linguagem revolucionária, rica em metáforas e neologismos, desafia o leitor e o convida a uma imersão profunda no universo sertanejo.

Como dissemos, Grande Sertão: Veredas, de 1956, é um romance épico que conta a saga de Riobaldo, jagunço que busca vingar a morte de seu amigo Reinaldo. Assim, a obra, dividida em duas partes, entrelaça a história de amor entre Riobaldo e Diadorim com reflexões sobre o destino, a vida e a morte.

4.  Hilda Hilst

Hilda Hilst, nascida em 21 de abril de 1930 em Jaú, São Paulo, foi uma poeta, dramaturga, contista e romancista, conhecida como a Bruxa da Casa do Sol. Sendo assim, destacou-se pela transgressão e originalidadede sua obra. Sem pudores, explorava temáticas como o feminino, a loucura, o sexo e a morte.

Nesse sentido, sua poesia, caracterizada por uma escrita intensa e visceral, transcendeu fronteiras convencionais, desafiando, então, as normas literárias estabelecidas.

Suas principais obras são A obscena senhora D, de 1982; O caderno rosa de Lori Lamby, de 1990 e Cantares do sem nome e de partida, de 1994.

Hilst faleceu em 4 de fevereiro de 2004, deixando um legado literário único. Assim, sua obra, traduzida em diversos idiomas, continua inspirando leitores de todo o mundo, convidando-os a explorar os lados mais obscuros e complexos da existência humana.

5.  Carlos Drummond de Andrade

Drummond, nascido em 31 de outubro de 1902, Minas Gerais, foi um poeta, contista, cronista e tradutor. Sem dúvidas, um dos maiores autores brasileiros, fundamental para entender a poesia brasileira do século XX.

Além disso, sua vasta obra aborda vários temas, refletindo a cerca da condição humana, o cotidiano, a política e a sociedade. No decorrer de sua carreira, Drummond demonstrou uma habilidade única em explorar a linguagem, utilizando-a de forma acessível, porém profundamente poética.

Para conhecer o melhor de Drummond, vale a leitura dessas obras: Sentimento do Mundo, de 1940; Poema de Sete Faces, de 1940; A Rosa do Povo, de 1945 e Claro Enigma, de 1951.

6.  Cecília Meireles

Cecília Meireles, de 7 de novembro de 1901, Rio de Janeiro, foi uma poetisa, escritora e tradutora. Sua obra, marcada pela musicalidade, sensibilidade e lirismo, encanta leitores de todas as idades. Além de explorar temáticas como a infância, o amor, a natureza, o tempo e a morte.

Inclusive, ela foi agraciada com alguns prêmios no decorrer de sua carreira. Sendo reconhecida não apenas por sua contribuição literária, mas também por seu engajamento na promoção da cultura e da educação no Brasil.

Suas principais obras são ‘Romanceiro da Inconfidência’, de 1953; ‘Vaga Música’, de 1942 e ‘Cânticos’ (obra póstuma), de 1956. Inclusive, destacou-se como uma das mais importantes vozes líricas da literatura do século XX.

Para finalizar, esses são alguns dos maiores autores brasileiros, os quais representam apenas uma parcela do rico quadro literário brasileiro. Que, aliás, continua a ser enriquecida por diversas vozes contemporâneas. Ficamos por aqui, até breve!

Avatar

Bárbara Luísa

Graduada em Letras, possui experiência na redação de artigos para sites, com foco em SEO. Meu foco é proporcionar uma experiência agradável ao leitor.