Regiões ocultas: 5 cidades subterrâneas que irão te surpreender

Cidades subterrâneas: conheça as 5 mais incríveis do mundo

De esconderijos a minas de sal, conheça a origem dessas cidades subterrâneas.

Anúncios

cidades subterrâneas
Fonte: Freepik

Viver em cidades subterrâneas parece um tanto fora do nosso alcance, não é? À primeira vista, parece irreal, aquele tipo de coisa que só vemos em filmes. No entanto, saiba que elas realmente existem e, no passado, desempenharam diversas funções.

Além disso, algumas delas não formavam, de fato, a estrutura física das cidades. Ainda assim, funcionavam como espaços representativos, servindo como ponto de encontro e até mesmo atração.

Essas cidades subterrâneas exerciam múltiplos papéis. Serviam como passagens clandestinas, corredores ocultos e refúgios seguros durante conflitos. Além disso, garantiam isolamento térmico contra o frio e o calor. Neste conteúdo, vamos apresentar cinco das mais incríveis do mundo!

Anúncios

1. PATH, Toronto – Canadá

O PATH, em Toronto, no Canadá, recebeu o título de maior centro comercial subterrâneo do mundo pelo Guinness World Records. Contudo, sua função original era servir como via de locomoção para as pessoas transitarem no frio. A ideia do governo canadense e da prefeitura de Toronto era proteger a população do inverno, que muitas vezes não passava dos -10 ºC no Hemisfério Norte.

A construção começou em 1900, embaixo da James Street, quando a loja de departamentos Eaton custeou a obra. Isso permitiu que funcionários e clientes transitassem entre a loja principal, a Yonge Street, a Queen Street e o anexo Eaton, localizado atrás da (então) Câmara Municipal.

Anúncios

Além disso, ao longo das décadas, o túnel passou por várias expansões. Nos anos 1930, 1960 e 1970, novas extensões foram adicionadas, e a mais recente ocorreu em 2011. 

Atualmente, a cidade conta com 345.000 m² e abriga cerca de 1.200 pontos comerciais, incluindo lojas, restaurantes e prestadores de serviço. Todos os anos, as vendas no local geram aproximadamente 1,7 bilhão de dólares canadenses.

2. Derinkuyu, Capadócia – Turquia

Uma das maiores cavernas da Capadócia é Derinkuyu. A cidade subterrânea possui cerca de 85 metros de profundidade, o equivalente a aproximadamente oito andares abaixo da terra.

Só pelo tamanho, já deu para ter uma ideia, não é mesmo? O espaço tem capacidade para abrigar milhares de pessoas. Além disso, antigamente, contava com estábulos para animais, refeitórios, igrejas, adegas, quartos e um poço de água. A circulação do ar ocorre por meio de um sistema que alcança 55 metros de profundidade.

Segundo os pesquisadores, os frígios criaram Derinkuyu por volta do século VIII a.C. Mais tarde, durante a Era Bizantina, a cidade subterrânea chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas.

Atualmente, os visitantes podem explorar apenas 10% da cidade. No entanto, o passeio não é recomendado para todos, pois muitas pessoas podem se sentir claustrofóbicas, principalmente nos últimos andares.

3. Shanghai Tunnels, Portland – Estados Unidos

Com um passado repleto de mistério, os Shanghai Tunnels continuam a despertar o imaginário popular até hoje e, consequentemente, atraem turistas.

Os túneis, que conectam o bairro Chinatown à área de Downtown, no centro de Portland, foram construídos em 1962. Essa passagem facilita a conexão entre vários comércios locais, o que, por sua vez, favorece o transporte de mercadorias.

Então, algumas das lendas urbanas que cercam esse ponto turístico afirmam que, em sua época de auge, criminosos utilizavam os túneis para realizar contrabando de mercadorias, tráfico de drogas e a prática conhecida como “shanghaing”. Nesse processo, eles sequestravam pessoas e as forçavam a trabalhar como marinheiros no porto de Willamette.

4. Minas de sal de Wieliczka, Cracóvia – Polônia

Outra das cidades subterrâneas é patrimônio da Humanidade pela UNESCO, as minas de sal de Wieliczka foram criadas no século XIII e produziram sal de cozinha até 2007. Assim, tornaram-se um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, recebendo mais de 800.000 turistas por ano.

Ainda mais, a cidade subterrânea atinge 327 metros de profundidade e se estende por mais de 300 quilômetros de galerias. Nelas existem câmaras e capelas com belas figuras esculpidas, que ilustram a história da mineração do sal.

Além disso, o percurso turístico revela a fascinante história da mina e oferece um trajeto de 3,5 quilômetros por suas galerias. Durante o passeio, os visitantes podem explorar 22 câmaras que abrigam lagos subterrâneos, antigas ferramentas e máquinas, além de diversas esculturas e baixos-relevos esculpidos em blocos de sal pelos próprios mineiros.

5. Dixia Cheng, Pequim – China

Construída por ordens de Mao Tsé Tung, presidente da China durante a Guerra Fria, Dixia Cheng tinha o objetivo de suportar ataques nucleares de grandes proporções. Sua missão era abrigar toda a população de Pequim e permitir que as autoridades do governo evacuassem a cidade em caso de ataques.

Quando foi inaugurada em 1970, o governo garantia que ela seria capaz de abrigar seis milhões de pessoas, oferecendo escolas, hospitais, fábricas, clínicas, poços d’água e fazendas de cultivo. Embora não haja registro do tamanho exato da extensão de Dixia Cheng, estima-se que ela tenha mais de 85 quilômetros quadrados e cerca de 90 entradas e saídas para a superfície.

Também chamada de ‘A Grande Muralha Subterrânea da China’, a cidade nunca usou sua função original. Atualmente, ela está parcialmente aberta para visitação.

Então, esse foi o nosso conteúdo sobre as cinco cidades subterrâneas mais incríveis do mundo. Esperamos que tenha despertado seu lado aventureiro. E, se você gosta de se aventurar, não deixe de conferir tudo o que você precisa saber sobre mochilão.

Estefani Oliveira

Escritora, graduada em Jornalismo e com especialização em Neuromarketing. Sou apaixonada pela escrita, SEO e pela criação de conteúdos que agreguem valor real às pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo