Aplicativos do governo: os melhores que você precisa ter
Pular para o conteúdo

Aplicativos do governo: serviços públicos na palma da sua mão

Se você ainda não conhece os aplicativos do governo, está perdendo tempo.

Anúncios

aplicativos do governo
Fonte: Freepik

A proposta dos aplicativos do governo é facilitar o acesso a serviços públicos e informações importantes para os cidadãos. Assim, com apenas alguns cliques, você pode solicitar documentos, agendar consultas entre muitas outras coisas.

E o melhor de tudo, é que com os aplicativos do governo você não precisa enfrentar filas ou sair de casa. Basta acessar os apps e usufruir dos serviços. Quer saber mais? Então, fique com a gente até o final e aproveite!

Anúncios

1.  Meu INSS

Para começar a lista dos aplicativos do governo, o Meu INSS é um app gratuito que te permite acessar diversos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma rápida, fácil e segura, sem precisar sair de casa.

Com o app, você pode consultar seus benefícios, como saldo, data de pagamento, histórico de pagamentos e muito mais. Assim como solicitar benefícios, seja aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, dentre outros.

Anúncios

Ainda é possível agendar perícias médicas e fazer o acompanhamento do status. Do conforto da sua casa, pode enviar documentos digitalizados para o INSS, não tem mais a necessidade de imprimir ou fazer cópias dos seus documentos.

Por fim, pode acessar serviços previdenciários, além de tirar todas as suas dúvidas sobre seus benefícios e serviços do INSS através do chat online ou, se preferir, pelo telefone 135.

2.  Gov.br

Provavelmente, esse é o principal app do governo que você precisa ter. O Gov.br é um aplicativo que reúne diversos serviços públicos em um único lugar, facilitando o acesso do cidadão à informação e aos serviços do governo federal.

Para ter acesso, basta criar uma conta única e, então, acessar diversos serviços do governo com um único login e senha. Além disso, pode consultar seus documentos, como carteira de identidade, carteira de trabalho digital, título de eleitor, CPF etc.

Outro benefício do app é a solicitação de serviços. Ou seja, a emissão de documentos, inscrição em programas sociais, consulta de benefícios entre outras coisas. E tem mais, pague seus boletos online com segurança e rapidez.

3.  FGTS

O aplicativo FGTS é a solução oficial da Caixa Econômica Federal para você ter total controle sobre seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Através do aplicativo, você pode realizar diversas operações com praticidade, segurança e agilidade.

Com o app, é possível fazer consulta de saldo para saque, saldo de contas inativas e até mesmo visualizar o extrato completo. Assim como a solicitação de saque do seu FGTS de acordo com as modalidades disponíveis, como saque aniversário, calamidade, rescisão de contrato de trabalho e outros.

Caso tenha algum pedido em andamento, você consegue fazer o acompanhamento do status do seu pedido de saque em tempo real, com notificações sobre o pagamento. Direto do app, transfira o valor do seu saque para qualquer conta bancária de sua titularidade, sem custos adicionais.

Se tiver saldo, você pode usá-lo para pagar boletos de qualquer tipo, como contas de consumo, tributos e outros. No mais, explore as opções de investimento disponíveis para o seu FGTS e faça aplicações de forma segura e rentável.

4.  Carteira de trabalho digital

A Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) é um aplicativo gratuito do Governo Federal que substitui a carteira de trabalho física, facilitando o acesso às informações sobre seus contratos de trabalho e contribuições previdenciárias.

Com o app, você pode visualizar todos os seus contratos de trabalho. Inclusive os antigos, com informações sobre data de início e fim, função exercida, remuneração e motivo da rescisão.

Além disso, consegue acompanhar o histórico de suas contribuições previdenciárias, incluindo valores pagos e tempo de serviço. Assim como solicitar e emitir certidões de tempo de serviço e de baixa do último contrato de trabalho diretamente pelo aplicativo.

Sem dúvidas, a novidade está no recurso para fazer anotações sobre seus contratos de trabalho, como cursos realizados e qualificações profissionais. E, claro, mantenha seus dados cadastrais atualizados, como endereço, telefone e e-mail.

5.  Meu SUS Digital

Fechando a lista dos aplicativos do governo não poderia faltar ele, né. O Meu SUS Digital é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde que te permite ter acesso aos seus dados de saúde e diversos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma rápida, fácil e segura.

Com o app, você pode consultar seu histórico de saúde. Ou seja, acompanhe seus exames, consultas, internações, vacinas e outros procedimentos realizados no SUS. Ainda tem como visualizar os resultados dos seus exames laboratoriais e de imagem realizados em unidades do SUS.

Além disso, tenha acesso ao seu histórico de vacinação e verifique se está com todas as vacinas em dia. Se for preciso, solicite autorizações para exames, cirurgias e outros procedimentos de forma online.

Outro recurso é o agendamento de consultas e exames em unidades do SUS diretamente pelo aplicativo. Aliás, tem como tirar suas dúvidas sobre saúde com profissionais qualificados através do chat online.

Enfim, explore os aplicativos do governo e descubra como eles podem te ajudar a ter uma vida mais prática e organizada. Falando em organização, descubra esses aplicativos para organizar sua rotina e alcance seus objetivos. Até breve!

Avatar

Bárbara Luísa

Graduada em Letras, possui experiência na redação de artigos para sites, com foco em SEO. Meu foco é proporcionar uma experiência agradável ao leitor.