Assim como as fases da Lua, será que existem as fases da Terra?
Pular para o conteúdo

Será que existem as fases da Terra assim como as da Lua?

Terra Nova, Cheia, Minguante e Crescente são as fases do nosso planeta vistas da Lua.

Anúncios

fases da terra
Fonte: Freepik

Apesar de menos aparentes do que as fases da Lua, as fases da Terra também existem e trazem informações interessantes sobre nosso planeta. Ao contrário do satélite natural, que não possui luz própria, a Terra irradia luz intensa, o que torna difícil a observação de suas fases a olho nu. Sem contar que o ponto de vista é o da Lua.

No entanto, por meio de telescópios e imagens de satélites, podemos observar este enigma celeste. Ficou curioso? Então, vem com a gente e descubra quais fases o nosso planeta pode assumir.

Anúncios

O que são as fases da Lua?

Em termos simples, as fases da Lua dizem respeito às mudanças na aparência da Lua conforme ela orbita ao redor da Terra. Desse modo, no decorrer do ciclo lunar, o satélite natural passa por quatro principais fases, tais são fruto da interação entre a Lua, luz do Sol e a Terra.

Sendo assim, as fases da Lua são provocadas pelo ponto de vista relativo da Lua, da Terra e do Sol durante o seu movimento orbital. Conforme a Lua orbita a Terra, diferentes porções da superfície são iluminadas pela luz do Sol enquanto outras ficam obscurecidas. O resultado são as mudanças que observamos.

Anúncios

Durante a Lua Nova, a Lua se encontra no meio do Sol e da Terra, com seu lado iluminado voltado para o Sol e seu lado escuro voltado para a Terra. Este é o ciclo em que não é possível enxergar no céu noturno a Lua.

Já conforme a Lua se movimenta em sua órbita, uma porção crescente do seu lado iluminado torna-se visível da Terra, marcando a fase crescente da Lua. Tal fase se destaca por uma fina faixa de luz visível do lado direito da Lua.

Quando a Lua se mostra em oposição ao Sol em relação à Terra, toda a sua superfície iluminada é visível do nosso ponto de vista, resultando no que conhecemos por Lua Cheia. Aqui, a Lua aparece completamente iluminada e brilhante no céu.

Por fim, temos a Lua Minguante. Nesta etapa, a porção iluminada diminui gradualmente conforme ela segue sua órbita ao redor da Terra. Assim, ao contrário da Crescente, a Lua Minguante é marcada por uma faixa crescente de escuridão ao longo do lado esquerdo da Lua.

Quais são os impactos na Terra?

Podemos dizer que as fases da Lua desempenham um papel fundamental em muitos aspectos de nossas vidas, desde a agricultura e a pesca até as marés e a vida selvagem. Por exemplo, muitos agricultores usam o ciclo lunar como um guia para o plantio e a colheita. Já os pescadores observam as fases para determinar os melhores momentos para a pesca.

Além disso, as fases da Lua possuem muita influência nas marés. Afinal, a atração da gravidade do satélite sobre os oceanos produz  tanto marés altas quanto baixas. Desse modo, durante a Lua Cheia e a Nova, quando o Sol, a Lua e a Terra se encontram alinhados, as marés atingem níveis mais intensos, gerando marés altas ou marés vivas.

Será que também existem as fases da Terra?

A resposta é sim! A Terra também possui fases, assim como a Lua. Mas, ao contrário da Lua, as fases da Terra não são visíveis a olho nu, visto que a luz do Sol refletida em nosso planeta é muito mais intensa do que a luz da Lua.

Desse modo, as fases da Terra são resultantes da posição da Terra relativamente ao Sol e à Lua. Logo, a cada ciclo de 29,5 dias, a Terra passa por quatro fases principais, a saber:

Terra Nova: neste momento, a Lua se posiciona no meio da Terra e o Sol. O lado da Terra voltado para a Lua está inteiramente escuro, mergulhado em uma noite sem estrelas.

Terra Crescente: a Lua se movimenta em sua órbita e uma pequena porção do lado da Terra que está voltado para ela está iluminada pelo Sol.

Terra Cheia: a Lua se coloca no lado contrário da Terra ao Sol. Dessa forma, todo o lado da Terra voltado para a Lua está banhado pela luz do Sol.

Terra Minguante: A Lua ainda segue a sua jornada ao redor da Terra. A porção iluminada do lado da Terra que está voltado para a Lua diminui aos poucos.

Vale dizer que as fases da Terra desempenham um papel crucial em várias áreas de estudo, incluindo geofísica, astronomia e meteorologia. Além disso, elas têm aplicabilidade na antecipação de eventos como eclipses lunares e solares.

Mas observar as fases do nosso planeta não é tão simples, afinal, o ponto de vista é o da Lua. Por isso, é necessário utilizar telescópios e demais instrumentos ópticos.  Além disso, imagens de satélite também podem ser utilizadas para visualizar as fases da Terra.

Prontinho! Por essa você não esperava, não é mesmo? Quem poderia imaginar que também existem fases da Terra? Esperamos que tenha curtido este post. Agora, que tal ficar por dentro do destino dos buracos negros.

Avatar

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.