Solte a criatividade: 5 aplicativos para desenhar!
Pular para o conteúdo

5 aplicativos para desenhar para iniciantes e profissionais

Que tal se transformar em um artista digital? Independentemente do seu estilo artístico existe um app de desenho para você. Confira!

Anúncios

aplicativos para desenhar
Fonte: Freepik

O desenho é uma forma de expressão artística que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou nível de habilidade. Com o avanço da tecnologia, surgiram diversos aplicativos que permitem aos artistas de todo o mundo criar obras de arte digitais incríveis, também chamados de aplicativos para desenhar.

Este post é para você, seja iniciante ou profissional, que está pensando em começar a desenhar digitalmente. Aqui, apresentaremos alguns dos melhores aplicativos disponíveis no mercado para que você possa escolher o app ideal para você. Confira!

Anúncios

1.  Adobe Illustrator Draw

Uma das principais vantagens do Illustrator Draw é sua interface intuitiva. Desse modo, mesmo para aqueles que estão começando no mundo do desenho vetorial, a navegação é fácil e as ferramentas são acessíveis.

E por falar em ferramentas… O app gratuito para iPad e Android oferece uma ampla variedade de recursos, incluindo pincéis vetoriais, camadas, efeitos e ferramentas de desenho assistido por computador (CAD).

Anúncios

Aliás, a variedade de pincéis personalizáveis é um dos pontos fortes do Illustrator Draw. Desde traços delicados até detalhes precisos, o aplicativo da Adobe oferece uma coleção diversificada de pincéis que se adequam a diferentes estilos de ilustração.

E sabe o que é mais legal? Você pode ajustar a espessura, opacidade e outras configurações para criar exatamente o efeito desejado.

2.  Procreate

Ama desenhar no iPad com a Apple Pencil? Aqui vai o aplicativo certo para você. Procreate dispõe de muitas ferramentas e recursos, incluindo pincéis personalizáveis. Assim, você pode otimizar os seus próprios pincéis de acordo com suas necessidades artísticas.

Com sua extensa coleção de pincéis realistas – desde pincéis que imitam texturas padrões, como lápis e tintas, até opções mais abstratas, o aplicativo se adapta a qualquer estilo de traço.

Quer aprimorar as suas criações entregando mais profundidade? Então você precisa saber que o Procreate conta com suporte eficiente de camadas. Isso significa que é possível fazer a sobreposição de diferentes elementos sem afetar o restante de sua obra. Além disso, os blend modes entregam efeitos visuais incríveis, permitindo que você solte sua criatividade sem limites.

E como se não bastasse essas vantagens, com as funções de time-lapse e replay, você pode compartilhar suas obras-primas, revelando pouco a pouco a evolução de sua arte, dos rascunhos até o desenho completo.

3.  MediBang Paint

A nossa terceira opção de aplicativos para desenhar vai para aqueles que são apaixonados por traços de animes e quadrinhos. Se este é o seu caso, considere dar uma chance ao MediBang Paint.

Com recursos como painéis de quadrinhos predefinidos, balões de fala e uma variedade de efeitos, o app é valioso para artistas de histórias visuais. Sem contar que versatilidade é o adjetivo que define o MediBang Paint. Afinal, ele conta com uma coleção de pincéis, dos realistas ao estilizados para atender diversos estilos de desenho.

Além disso, o app chama a atenção dos usuários devido a colaboração online. Isso porque o suporte de camadas permite diferentes artistas trabalharem em vários elementos de uma única imagem, sem comprometimento do todo.

4.  Clip Studio Paint

Perfeito para quem está começando no rico universo do desenho, o Clip Studio Paint diz respeito a um aplicativo de fácil uso, mesmo para iniciantes. A interface é intuitiva, as ferramentas são bem organizadas e o app traz diversos tutoriais para ajudar os usuários a usá-lo.

Seu destaque está na personalização de pincéis e na coleção pré-pronta com pincéis aquarela até ferramentas de tinta a óleo.

Além das ferramentas básicas, como pincéis e camadas, o app dispõe de régua 3D, linhas retas suavizadas e perspectiva. Tais recursos conferem profissionalismo em cada detalhe da obra, sendo ideal para ilustradores que buscam perfeição técnica.

Conhecido na sua criação por sua versão desktop, agora proporciona aos artistas a mobilidade para criar obras de arte de onde estiverem. Afinal, está disponível para iOS e Android.

5.  Concepts

Chegamos ao final de nossa lista de aplicativos para desenhar. Desenvolvido pela AgileBits, Concepts diz respeito a um aplicativo de desenho vetorial versátil disponível para iPad, iPhone e Mac.

O app que tem como foco criação de ilustrações, desenhos e projetos arquitetônicos, inclui em sua coleção de pincéis as seguintes ferramentas: pincéis de tinta, pincéis de vetor, pincéis de textura e pincéis de aquarela. Aliás, permite a otimização de parâmetros como tamanho, opacidade e suavidade para um maior controle sobre a ferramenta.

Também é conhecido pelo recurso de efeitos que consistem em transições, filtros e sombras. Mas sem dúvidas o melhor está por vir.

Designers técnicos e arquitetos podem contar com o Concepts para criar desenhos precisos e detalhados. Isso porque o aplicativo oferece uma variedade de ferramentas específicas para projetos, incluindo réguas, guias e ferramentas de medição no geral. 

Prontinho! Curtiu conhecer um pouco mais sobre estes aplicativos de desenho? Então continue com a gente, acompanhando as nossas postagens sobre apps. Até mais!

Avatar

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.