TOP 5 aplicativos de inteligência artificial para Android
Pular para o conteúdo

5 aplicativos de inteligência artificial disponíveis para Android

Já imaginou criar uma verdadeira obra de arte com poucos cliques ou ainda ter uma prévia de como você será quando envelhecer? Tudo isso e muito mais aqui!

Anúncios

aplicativos de inteligência artificial
Fonte: Freepik

Na era da transformação digital, a IA tornou-se uma aliada poderosa, facilitando diversas áreas da sociedade. Nesse cenário, os aplicativos de inteligência artificial estão se tornando cada vez mais populares, visto que oferecem uma diversidade de recursos que podem facilitar nossa vida.

Capazes de aprender, resolver problemas, entender a linguagem natural e compreender padrões dos usuários, esses aplicativos podem ser fonte de aprendizado e entretenimento, a depender de suas necessidades.

Anúncios

De amigos virtuais a criadores de imagens, hoje vamos descobrir quais são os apps de IA que estão revolucionando o cenário tecnológico e que vieram para facilitar as nossas vidas. Vem com a gente!

1.   Replika

O Replika consiste em um aplicativo de chatbot que usa inteligência artificial para simular uma conversa com um amigo virtual. Ele foi criado para ser um app seguro e livre de preconceitos, onde qualquer usuário pode se expressar e aprender mais sobre si mesmo.

Anúncios

No Replika, as reações e as emoções do chatbot são bem próximas das humanas, o que torna o app muito procurado. Sendo assim, é ideal para quem busca uma companhia virtual para desabafar, aprender ou simplesmente passar o tempo.

Em suma, o aplicativo pode ser útil para pessoas que se sentem solitárias, ansiosas ou deprimidas. No entanto, é importante usá-lo com moderação e estar ciente dos limites encontrados no mundo virtual.

2.  FaceApp

Lançado em 2017, o FaceApp é um aplicativo de edição que usa IA para transformar suas fotos de maneiras surpreendentes. Com recursos de envelhecimento, rejuvenescimento e outros filtros, o app se tornou um dos aplicativos mais baixados no mundo inteiro.

Seu funcionamento é bastante simples. A aplicação utiliza modelo de aprendizado de máquina para editar fotos. Tal modelo é ensinado a partir de uma enorme rede de dados e é capaz de identificar características faciais, como olhos, boca e nariz.

Desse modo, quando você aplica um efeito ao seu rosto no FaceApp, o modelo usa essas características faciais para criar uma nova imagem. Por exemplo, se você aplicar o efeito de envelhecimento, ele irá envelhecer as características faciais de sua foto, aplicando cabelos grisalhos e rugas e acentuando as linhas de expressão facial.

3.  DALL-E Mini

Continuando a nossa lista de aplicativos de inteligência artificial temos o DALL-E Mini. Um app que cria imagens a partir de descrições de texto. Sendo assim, a ferramenta baseada no modelo de linguagem LaMDA, da Google AI, tem capacidade de gerar imagens capazes de impressionar qualquer um.

A descrição pode ser simples ou detalhada, incluindo especificações de tamanho, estilo, cor e o conteúdo da imagem. Desse modo, você pode usar o DALL-E Mini para criar qualquer tipo de imagem, desde um cachorro fofinho até um retrato de um amigo no traço de Picasso.

Além disso, o aplicativo também é bastante usado na criação de imagens mais criativas como um cavalo astronauta, um edifício feito de batata frita ou um universo paralelo. Aqui, o limite quem dita é sua imaginação.

4.  Google Assistante

O Google Assistente, como prediz o nome, é um assistente virtual desenvolvido pelo Google que pode realizar tarefas do dia a dia, como mandar mensagens, ligar para pessoas, pesquisar no buscador, e ainda conversar com o usuário.

Aliás, o app utiliza o Bard para responder às perguntas dos usuários. Semelhante ao ChatGPT, o Bard consiste em um chatbot desenvolvido pelo Google, baseado na família de modelos de linguagem LaMDA.

Lançado em março de 2023, o chatbot é treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código. Em outras palavras, ele pode acessar e processar informações do mundo todo por meio do buscador do Google e manter sua resposta consistente com os resultados da pesquisa.

Vale destacar que o Google Bard tem a capacidade de produzir variados tipos de texto, abrangendo poemas, scripts, códigos, composições musicais, e-mails, correspondências, entre outros.  Além disso, a ferramenta emprega seu conhecimento integral para oferecer respostas informativas a quaisquer questionamentos dos usuários – até mesmo os mais complexas.

5.  Midjourney

O aplicativo Midjourney utiliza inteligência artificial para produzir imagens impressionantes e está fundamentado no avançado modelo de linguagem DALL-E 2 da OpenAI. 

Midjourney usa um modelo de linguagem para gerar imagens originais e criativas. O modelo é treinado por vários dados de imagens e texto. Assim, quando você fornece uma descrição de texto ao aplicativo, ele usa a base de dados para gerar uma imagem que corresponda à descrição.

Dessa maneira, o app permite a criação de imagens e ilustrações bem realistas com um toque artístico. Ademais, o aplicativo se destaca por seu estilo próprio que combina detalhes, plano de fundo, iluminação, traços e textura.

Curtiu conhecer esses aplicativos de inteligência artificial? Então não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais com seus amigos que também amam o universo da tecnologia. Além disso, continue navegando por aqui e explore nossas demais postagens sobre apps.

Avatar

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.